quarta-feira, 28 de agosto de 2013

H.265 - A próxima tendência no CCTV

Não tardará muito tempo até que a sigla HVEC passará a figurar nas spec-sheets de diversos equipamentos CCTV. HVEC é a sigla para High Efficiency Video Coding, cuja designação de norma é H.265.
Este novo standard de compressão de vídeo, vem suceder ao H.264/AVC (Advanced Video Coding) que hoje está altamente difundido nos mais variados equipamentos de video-vigilância.

De acordo com a especificação técnica, o H.265 duplica o rácio de compressão de dados em comparação com o H.264 ao mesmo nível de qualidade de video. Usando este tipo de compressão, será possível enviar a mesma qualidade de informação usando metade dos dados necessários para compôr a mesma, ou, numa lógica mais enquadrada com uma cada vez maior disponibilidade no tráfego de dados e largura de banda superior, será possível ampliar a qualidade de video ao mesmo bit rate.

O standard H.265 suporta UHD 8K (Ultra High Definition) e resoluções até 8192x4320... dá que pensar quando muitos clientes ficam impressionados com imagens Full-HD no seu sistema CCTV.

Alguns fabricantes começaram já a divulgar e promover esta tecnologia nos seus produtos, e como de costume, o custo de aquisição destes dispositivos à data desta publicação está ainda num patamar bastante alto.

De uma forma mais ou menos concertada, são enaltecidos os seguintes aspectos em comparação ao H.264:

50% menos uso de largura de banda

50% de ocupação de espaço em disco
50% menos bitrate
Qualidade de Video Superior
Gama Dinâmica Superior
Suporte até 35 Megapixels (8K UHD)
Niveis de Ruido melhorados
Espaços de Côr melhorados

Esperemos muito em breve ver cada vez mais equipamentos a usarem esta tecnologia, que trará benefícios a todos sem excepção.