quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

HD-CCTV. O novo standard?

No decorrer dos últimos anos, assistimos a uma verdadeira corrida à Alta Definição desencadeada pelas grandes marcas de Consumo, que alavancou um mercado praticamente estagnado, agilizando os mais diversos mercados, desde os sistemas de Broadcast, às televisões, que consumiram em primeiro lugar o "HD Ready", seguindo-se o "Full-HD". 

Nos dias de hoje, a "moda" nos produtos de consumo centra-se no 3D, embora não tarde muito a iniciar-se uma nova corrida aos próximos standards de Alta Definição, nomeadamente o 4K (equivalente a 4x a resolução Full-HD ou seja 3840x2160).

Na videovigilância continua a existir uma significativa porção do mercado, que se mantém "em modo SD" (Definição Standard), em especial no segmento residencial, e de pequeno comércio. 

Em muitos casos, devido ao cenário de evolução deste mercado que até à bem pouco tempo se centrou apenas (e bem) nas plataformas baseadas em infra-estrutura IP, que por um lado abriu todo um novo mercado a um sector ligado às redes, e por outro lado condicionou a actividade de muitos profissionais de sistemas de segurança, que pelos mais diversos motivos, procuraram resistir à mudança, e em variadíssimas situações foram preteridos para empresas concorrentes por oferecerem soluções antiquadas.

Além de todas as vantagens na flexibilidade de implementação de sistemas baseados em IP, o grande argumento destes sistemas passa pela disponibilização de conteúdos sem restrições de formato tal como acontece nos sistemas analógicos, daí a proliferação das mais diversas ofertas de câmaras multi-megapixel oferecendo condições de aquisição de imagem impensáveis à alguns anos atrás.

Porém, a tecnologia evolui igualmente no sentido de permitir quer aos instaladores mais resistentes à mudança, ou menos adaptados ao trabalho efectuado em redes IP, quer a toda uma clientela que já possui sistemas CCTV mais antiquados, a possibilidade de migrar o seu sistema para uma solução HD, necessitando apenas a mudança das câmaras e sistema de gravação. Toda a infraestrutura, cablagem e instalação permanecem intactas, permitindo uma intervenção rápida e eficaz pela parte dos técnicos, trazendo vantagens enormes aos utilizadores no que concerne à sua segurança e monitorização dos seus bens.

Esta tecnologia designa-se por HD-SDI, ou "High Definition-Serial Digital Interface", e permite o transporte de dados a uma taxa nominal de 1.485Gbit/s de acordo com o Standard SMPTE292M.
Com esta tecnologia é permitido o transporte de sinal de video sobre cabo coaxial em formato HD720P (1280x720 pixeis) ou HD1080i (1920x1080), representando uma evolução substancial ao standard nativo PAL, com resolução CIF, 4CIF ou D1 como habitualmente se constata em inúmeras instalações.

O Sufixo "P" e "I" das referencias anteriores, identificam o tipo de varrimento do sensor de imagem em cada obturação. No varrimento Progressivo (P) todas as linhas do sensor são lidas na mesma obturação, enquanto que no varrimento Interlaçado, apenas as linhas impares são lidas, seguido das linhas pares, ou seja, 540 linhas por varrimento (540x2=1080).

Abaixo, ficam 2 videos exemplificativos de comparação entre gravações Full HD usando câmaras HD-SDI e Câmaras SD em resolução D1. Os resultados são expressivos.

Se pondera adquirir um sistema CCTV, ou se pretende evoluir o seu sistema actual, o padrão HD-SDI é definitivamente uma opção a ter em conta.




Créditos dos videos da UKSECURITYCAMERAS TelfordCCTV